domingo, 27 de março de 2011

Cachaça do Antoninho

"Quando beberdes dêste precioso destilado de cana de açúcar ficareis realmente estupefactos. Sentireis já ao primeiro golle de que se tracta de um producto affamado. Foe êle elaborado com esmêro. Recomendável bebe-lo antes, durante e após às refeiçoens, com sobriedade, para desfructardes com incommmensurável prazer das bouas cousas desta vida".

Nota explicativa:

ONTEM...
            Assim é que se escrevia. Foi uma época em que a língua portuguesa usava esta forma de se expressar e que durou até a reforma ortográfica de 1934.
            O texto é um recurso saudosista, um jeito de enlaçarmos o romantismo daqueles bons tempos, para compartilhar com a nossa esmerada cachaça. Fruto de uma elaboração assistida por ensinamentos que vêm desde os tempos remotos. Quiçá, desde o funcionamento oficial do 1º alambique instalado no Brasil, em 1532, na capitania de S. Vicente.
            Assim, pois, esta é a cachaça da qual nos orgulhamos, pela excelência da sua qualidade e riqueza dos predicados.

HOJE...
            A cachaça do Antoninho é apresentada em duas versões: A branquinha, cristalina, que é orgânica, com supervisão do Instituto Bio-Dinâmico – IBD, de Botucatu – SP.
            Sendo assim, podemos afirmar que esta cachaça é incomparável. Os cuidados para elaboração deste produto começam pela análise do solo, colheita da cana madura, sua limpeza, moagem da cana crua, verificação do brix, uso de água mineral, fermentação com produtos naturais e destilação paciente em alambique tradicional de cobre.
            A cachaça dourada é a segunda versão. Depois de destilada é colocada em barris de carvalho escocês, onde permanece por longo tempo. Sua qualidade é um permanente convite para se fazer comparação com os melhores destilados que a Europa produz. E esta comparação é o que nos orgulha e envaidece.

Antoninho Rapassi

3 comentários:

  1. Sou Demétrio Bertollo Rapassi, filho do Antoninho Rapassi. Quero convidá-lo para vir conhecer o Beco dos Barris, cuja história eu vou lhes contar. E não é só: vou oferecer da nossa bebida famosa. Ela é comparada com os mais renomados destilados que se conhece.
    Portanto, creiam na sinceridade deste convite e da qualidade do nosso produto, elaborado nas terras rochosas da Serra da Mantiqueira.

    ResponderExcluir
  2. Sou Guilherme A. Rapassi, sobrinho de Antoninho Rapassi. Bebida aprovada facilmente por qualquer degustador de bom gosto e classe.
    Vale mencionar também o capricho do Americana Hotel também, onde passei momentos de muita felicidade desde minha infância.
    Grato por Americana, pelo Hotel, pelo tio e primos e pela cachaça!

    ResponderExcluir
  3. 24/06/2020 estou a degustar essa bebida e encantada!!!

    ResponderExcluir